Ciências Humanas - Módulo 5 - Brasil SEC. Xix / Eua SEC. Xix / Formação Americana

Please wait...
Atividade de Brasil Sec. XIX / EUA Sec. XIX / Formação Americana do conteúdo de Ciências Humanas - Módulo 5
Question 1 / 16
🏆 Rank #--
Score 0/100

1. A elevação de Recife à condição de vila; os protestos contra a implantação das Casas de Fundição e contra a cobrança de quinto; a extrema miséria e carestia reinantes em Salvador, no final do século XVIII, foram episódios que colaboraram, respectivamente, para as seguintes sublevações coloniais: 

Submit
Please wait...
About This Quiz
Cincias Humanas - Mdulo 5 - Brasil SEC. Xix / Eua SEC. Xix / Formao Americana - Quiz

2.

What first name or nickname would you like us to use?

You may optionally provide this to label your report, leaderboard, or certificate.

2. No caso da história americana, um dos eventos mais retratados pela memória social é, sem dúvida, a chamada Marcha para o Oeste. Mesmo antes do surgimento do cinema, esses temas já faziam parte das imagens da história americana. A fronteira foi um tema constante dos pintores do século XIX. A imagem das caravanas de colonos e peregrinos, da corrida do ouro, dos cowboys, das estradas de ferro cruzando os desertos, dos ataques dos índios marcam a arte, a fotografia e também a cinematografia americana. (CARVALHO, Mariza Soares de. In: https://www.historia.uff.br/primeirosescritos/files/pe02- 2.pdf, acessado em 29.08.2009) Entre os fatores que motivaram e favoreceram a Marcha para o Oeste está:

Submit

3. A expansão dos Estados Unidos em direção ao oeste, na primeira metade do século XIX, envolveu, entre outros fatores, a:

Submit

4. A Lei do Açúcar (1764), a Lei do Selo (1765) e a Lei Townshend (1767) representaram, quando implementadas, para

Submit

5. Associe os períodos da História do Brasil Império, listados na Coluna A, às características que os identificam, indicadas na Coluna B.
Coluna A
1 – Primeiro Reinado (1822 a 1831)
2 – Período Regencial (1831 a 1840)
3 – Segundo Reinado (1840 a 1889)
Coluna B
( ) Período conturbado, caracterizado pelas lutas entre restauradores, exaltados e moderados, assim como pelas rebeliões provinciais que colocaram em risco a integridade territorial e política do País.
( ) Caracterizou-se por ser um período de transição, marcado por uma aguda crise econômica, financeira, social e política, com a divisão do Partido Brasileiro em duas facções: a conservadora e a liberal.
( ) Período em que a economia passou a ter o café como produto fundamental e foram realizados alguns reforços industrializadores, dentre os quais, um dos mais importantes, aquele empreendido pelo Barão de Mauá.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo:

Submit

6.  Leia os itens a respeito da Revolução Pernambucana de 1817:  I – Possui forte sentimento antilusitano, resultante do aumento dos impostos e dos grandes privilégios concedidos aos comerciantes portugueses; II – Teve participação apenas de sacerdotes e militares, não contando com o apoio de outros segmentos da população; III – Foi uma revolta sangrenta que durou mais de dois meses e deixou profundas marcas no Nordeste, com os combates armados passando do Recife para o sertão, estendendo-se também a Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte; IV – A Revolta foi sufocada apenas dois anos depois por tropas aliadas, reunindo forças armadas portuguesas, francesas e inglesas; V – Propunha a República, com a igualdade de direitos e a tolerância religiosa, mas não previa a abolição da escravidão. É correto apenas o afirmado em:

Submit

7. " ... desligado o povo rio-grandense da comunhão brasileira, reassume todos os direitos da primitiva liberdade; usa destes direitos imprescritíveis constituindo-se República Independente; toma na extensa escala dos Estados Soberanos o lugar que lhe compete ..." Na evolução histórica brasileira, pode-se associar as ideias do texto à:

Submit

8. Instrução: Para responder à questão, sobre os partidos políticos no Império, observe atentamente o organograma abaixo.(Extraído de ALENCAR, Chico et al. História da Sociedade Brasileira. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1996, p. 158.)Tendo por base o organograma acima, é correto afirmar que

Submit

9. Observe a imagem abaixo: Manifestação realizada nas vésperas da Independência dos EUA *
Manifestação realizada nas vésperas da Independência dos EUA * A imagem diz respeito à qual evento que antecedeu e foi um dos impulsionadores do processo de Independência dos Estados Unidos?

Submit

10. Escreva C (correto) ou I (incorreto), ao lado das afirmativas sobre a Guerra de Secessão (1861-1865).  ( ) A guerra civil norte-americana envolveu duas sociedades distintas: a do sul, baseada nas manufaturas, e a do norte, baseada na economia agrária de exportação. ( ) Ao final da guerra civil norte-americana, aprovou-se, através de uma Emenda à Constituição, a abolição da escravidão em todo o território americano, em 1865. ( ) A população escrava dos estados do sul foi declarada livre, em 1863, por Lincoln, em função de uma necessidade militar. ( ) Descontentes com a eleição de Lincoln para presidente, os estados do sul, liderados pela Carolina do Sul, separaram-se dos estados do norte e autodenominaram-se Estados Confederados.A sequência CORRETA de respostas encontra-se na alternativa

Submit

11. No início do governo Abraão Lincoln, os Estados Unidos apresentavam-se divididos e, nas palavras desse Presidente, o país era "uma casa dividida contra si mesma", uma vez que:  I - os sulistas, favoráveis ao sistema escravista, reagiram com hostilidade à eleição de um Presidente contrário à expansão desse sistema; II - a secessão sulina era um rude golpe para o país, face ao caráter complementar das economias do norte e do sul; III - os Estados nortistas não abriram mão da política livre-cambista, condenada pelo Sul protecionista; IV - divididos internamente, os Estados Unidos não poderiam prosperar economicamente e enfrentar desafios externos.  Assinale se estão corretas apenas: 

Submit

12. Leia abaixo o trecho da Declaração de Independência dos Estados Unidos.  "Nós, os representantes dos Estados Unidos da América, reunidos em Congresso plenário, tomando o Juiz supremo do mundo como testemunha da retidão de nossas intenções em nome e por delegação do bom povo destas Colônias, afirmamos e declaramos solenemente:
Que estas Colônias Unidas são, e devem ser de direito, Estados Independentes, que elas estão dispensadas de fidelidade à Coroa Britânica, e que todo o vínculo político entre elas e o Estado da Grã-Bretanha está, e deve ser, inteiramente desfeito." Declaração Unânime dos Treze Estados Unidos da América. in: APTHEKER, Herbert. Uma nova história dos Estados Unidos: A Revolução Americana. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969. Essa Declaração Unânime representou a independência das colônias em relação à Coroa britânica e foi redigida:

Submit

13. O estudo comparativo das Constituições Brasileiras de 1824 (Carta Outorgada, Imperial) e de 1891 (Carta promulgada, Republicana) não permite afirmar:

Submit

14. A crise do Império, no Brasil, foi marcada por uma série de questões que favoreceram a Proclamação da República. Sobre essas questões e suas características, analise as proposições abaixo. 1) As idéias republicanas fizeram parte de diversos movimentos históricos no Brasil. Contudo, só a partir de 1870, ano em que foi lançado o Manifesto Republicano, o movimento ganhou uma formação mais sólida e concreta. 2) No período colonial, a Igreja Católica no Brasil era uma instituição submetida ao Estado. Ou seja, nenhuma ordem papal poderia vigorar no Brasil sem a autorização do imperador. A desobediência a esses preceitos, por parte dos bispos de Olinda e Belém, em 1872, deu início ao que se convencionou chamar de Questão Religiosa. 3) Quando foi abolida a escravidão no Brasil, os senhores de escravos, por não terem recebido as indenizações do governo a que achavam fazer jus, passaram a apoiar a causa republicana. Por isso foram chamados "republicanos do 13 de maio". 4) Os militares, após a Guerra do Paraguai, passaram a gozar mais prestígio na sociedade brasileira, o que também era reconhecido pelo Imperador, que precisava deles para manter-se no poder. Daí, a sua lealdade à monarquia quando se proclamou a República no Brasil 5) Dentre as questões que contribuíram para a Proclamação da República no Brasil não se pode inserir a questão militar, pelas razões expostas no item anterior.Estão corretas:

Submit

15. Leia as informações abaixo.Sobre as revoltas que assolaram a sociedade brasileira no período regencial, entre 1831 e 1840, pode-se dizer:I. Expressavam a insatisfação de setores de elites regionais com o poder central no Rio de Janeiro.II. A Cabanagem no Pará e a Balaiada no Maranhão desafiaram as bases da sociedade brasileira de então: a grande propriedade e a escravidão.III. Revelavam somente o descontentamento dos setores mais desfavorecidos como o dos pequenos proprietários, camponeses, índios e escravos.Admite-se como correto:

Submit
×
Saved
Thank you for your feedback!
View My Results
Cancel
  • All
    All (15)
  • Unanswered
    Unanswered ()
  • Answered
    Answered ()
A elevação de Recife à condição de vila; os...
No caso da história americana, um dos eventos mais retratados...
A expansão dos Estados Unidos em direção ao oeste, na...
A Lei do Açúcar (1764), a Lei do Selo (1765) e a Lei Townshend...
Associe os períodos da História do Brasil...
 Leia os itens a respeito da Revolução Pernambucana de...
" ... desligado o povo rio-grandense da comunhão...
Instrução: Para responder à questão, sobre os...
Observe a imagem abaixo: Manifestação realizada nas...
Escreva C (correto) ou I (incorreto), ao lado das afirmativas sobre a...
No início do governo Abraão Lincoln, os Estados Unidos...
Leia abaixo o trecho da Declaração de Independência dos...
O estudo comparativo das Constituições Brasileiras de 1824...
A crise do Império, no Brasil, foi marcada por uma série...
Leia as informações abaixo.Sobre as revoltas que assolaram a...
play-Mute sad happy unanswered_answer up-hover down-hover success oval cancel Check box square blue
Alert!