1.
D1 - Localizar informações explícitas em um texto. Que mudanças no clima afetaram a humanidade? Não é exagero dizer que a história da humanidade sempre esteve ligada às transformações climáticas. Sobretudo até o século 20, quando ainda não havia tecnologia suficiente para tornar mais toleráveis as variações bruscas ou prolongadas de tempo e temperatura. Essas alterações fizeram o homem descer das árvores, extinguiram civilizações, impulsionaram migrações e decidiram guerras. Para exemplificar o que foi dito, vale relembrar dois fatos históricos: em 2007, a concentração de poluentes no ar eleva a temperatura do planeta para os níveis mais altos dos últimos 150 mil anos; em junho de 1944, as forças aliadas precisaram esperar semanas pelo melhor clima para o desembarque na Normandia, decisivo na derrota Nazista; em 1812, o inverno rigorosíssimo aniquila as tropas de Napoleão Bonaparte que haviam invadido a Rússia; em 1788, a seca causa a quebra de safras e espalha a fome. O fato contribui, ainda que secundariamente, para a Revolução Francesa em 1789, como lenda.Mundo estranho. Edição 65, julho 2007. p. 48. 1. O fato histórico que ocorreu em 1812 foi:
Correct Answer
B. A grande derrota das tropas de Napoleão.
Explanation
The correct answer is "a grande derrota das tropas de Napoleão." The passage mentions that in 1812, the extremely harsh winter annihilated Napoleon's troops that had invaded Russia. This event is described as a historical fact that was caused by climate changes. Therefore, the correct answer is the one that refers to this specific event.
2.
D2 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. Os Viajantes e a Bolsa de Moedas Dois homens viajavam juntos ao longo de uma estrada, quando um deles encontrou uma bolsa cheia de alguma coisa. E ele disse: “Veja que sorte a minha, encontrei uma bolsa, e a julgar pelo peso, deve estar cheia de moedas.” E lhe diz o companheiro: “Não diga: encontrei uma bolsa, mas nós encontramos uma bolsa, e quanta sorte temos. Amigos de viagem devem compartilhar as tristezas e alegrias da estrada.” O “sortudo”, claro, se nega a dividir o achado. Então escutam gritos de: “Pega ladrão!”, vindo de um grupo de homens armados com porretes, que se dirigem, estrada abaixo, na direção deles. O viajante “sortudo”, logo entra em pânico, e diz. “Estamos perdidos se encontrarem essa bolsa conosco.” Replica o outro: “Você não disse ‘nós’ antes. Assim, agora fique com o que é seu e diga, ‘Eu estou perdido’.” Moral da História: Não devemos exigir que alguém compartilhe conosco as desventuras, quando não lhes compartilhamos também as nossas alegrias. Esopo. Disponível em: <http://sitededicas.uol.com.br> Acesso em: 02 fev. 2010. 2. No trecho “... estrada abaixo, na direção deles.”, a palavra destacada refere-se:
Correct Answer
C. Aos dois homens que viajavam juntos.
Explanation
The word "eles" in the phrase "estrada abaixo, na direção deles" refers to the two men who were traveling together. The sentence is indicating that the group of men armed with clubs is heading towards the two men. Therefore, the word "eles" is referring to the two men who were traveling together.
3.
D3 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. GRAMPO NA LINHA Me grampearam! A voz era cavernosa:– Senhor Domingos?- Sim.– Nós grampeamos seu telefone.– O quê? Quem está falando?– O senhor vai receber a fita já, já.Desligou, e eu ainda estava pensando quem poderia me passar um trote assim, tocou a campainha. Era um mototaxista, que nem tirou o capacete:– Senhor Domingos? Para o senhor.Me deixou nas mãos uma caixinha e se foi. Abri, é uma fita que começa com a voz cavernosa avisando: “Você vai ouvir agora trechos selecionados de algumas conversas ao telefone. Ouça bem se não são conversas com-pro-me-te-do-ras...” – a voz solta amplas reticências, em seguida vêm as gravações: [...] Conspiração – Pellegrini?– Não, o papa! Você não ligou pro Vaticano? Sabe que hora é?– Certo, certo...– Atenção – a voz cavernosa interrompe a conversa – É claro que essa história de papa e Vaticano é uma senha, pois o assunto é grave, é coisa de sociedade secreta ou grupo terrorista! E continua a conversa... [...]– Hein, Pellegrini? – a voz cavernosa e vitoriosa. – Quanto acha que vale essa fita? E o que acha que a gente devia fazer com ela? PELLEGRINI, Domingos. Ladrão que rouba ladrão e outras crônicas. In: Para gostar de ler. São Paulo: Ática, 2005. V. 33. * 3. No trecho “A voz era cavernosa:...”, a palavra destacada significa:
Correct Answer
A. Assustadora
Explanation
In the given passage, the word "cavernosa" is used to describe the voice of the person speaking on the phone. The word "cavernosa" is related to the word "cavern" which refers to a deep, dark, and scary place. Therefore, in this context, the word "cavernosa" means "assustadora" which translates to "scary" in English.
4.
D4 – Inferir uma informação implícita em um texto. O Homem que entrou pelo cano Abriu a torneira e entrou pelo cano. A princípio incomodava-o a estreiteza do tubo. Depois se acostumou. E, com a água, foi seguindo. Andou quilômetros. Aqui e ali ouvia barulhos familiares. Vez ou outra um desvio, era uma seção que terminava em torneira.Vários dias foi rodando, até que tudo se tornou monótono. O cano por dentro não era interessante.No primeiro desvio, entrou. Vozes de mulher. Uma criança brincava. Então percebeu que as engrenagens giravam e caiu numa pia. À sua volta era um branco imenso, uma água límpida. E a cara da menina aparecia redonda e grande, a olhá-lo interessada. Ela gritou: “Mamãe, tem um homem dentro da pia”.Não obteve resposta. Esperou, tudo quieto. A menina se cansou, abriu o tampão e ele desceu pelo esgoto. BRANDÃO, Ignácio de Loyola. Cadeiras Proibidas. São Paulo: Global, 1988, p. 89. 4. O conto cria uma expectativa no leitor pela situação incomum criada pelo enredo. O resultado não foi o esperado porque:
Correct Answer
D. A mãe não manifestou nenhum interesse pelo fato.
Explanation
The correct answer is "a mãe não manifestou nenhum interesse pelo fato." This can be inferred from the passage where the girl shouts to her mother about the man in the sink, but the mother does not respond or show any interest in the situation. This lack of reaction from the mother goes against the expectation created by the unusual situation, leading to the unexpected result.
5.
D6 - Identificar o tema de um texto. A invasão 3D Convenhamos: ir ao cinema deixou de ser o mais cômodo dos passatempos. Você precisa sair de casa, encarar tráfego, as filas, o barulho do cara na poltrona abaixo, os toques de celular de gente que esqueceu a educação no berço... E ainda tem o preço do ingresso, da pipoca, do estacionamento, do combustível. Não é preciso cavar muito para descobrir por que a televisão, os DVDs e a pirataria foram minando o público das telas grandes.Mas e se, de repente, você lembrasse aquilo que uma ida ao cinema tinha de bom: o som é muito superior, o escurinho cria um clima ideal para viver um romance na tela e, bem, fora dela também. Sem contar que nenhuma explosão e nenhum efeito especial funciona tão bem em casa quanto nas dimensões superlativas de um IMAX.Além de tudo isso, imagine um cinema que oferecesse uma experiência quase sensorial com a história que passa no telão? Pois é isso que a indústria percebeu com o 3D: não há melhor forma de recuperar o público que andava às turras com as salas. “O 3D eleva o conceito de espetáculo e atrai o telespectador” [...]LAMBAUER, Haidi. Galileu, set. 2009. Fragmento. 5. Qual é o assunto desse texto?
Correct Answer
D. A inovação do cinema com o 3D.
Explanation
The text discusses the advantages of watching movies in 3D and how it can attract audiences back to the cinemas. It mentions the superior sound quality, the immersive experience, and the fact that no explosion or special effect works as well at home as it does in a cinema. The text also states that the film industry sees 3D as a way to recover the audience that has been avoiding cinemas. Therefore, the subject of the text is the innovation of cinema with 3D technology.
6.
D7 - Identificar a tese de um texto. Decida Em um mundo cada vez mais complexo, com excesso de informação, pressão por desempenho e repleto de alternativas, as pessoas precisam tomar decisões também a respeito de assuntos delicados. E devem fazer isso sem ter muito tempo para pensar.Cada vez mais, o sucesso e a satisfação pessoal dependem da habilidade de fazer escolhas adequadas. Com frequência, as pessoas são instadas a tomar uma decisão que pode modificar sua vida pessoal. Devo ou não me casar? Que tal só morarmos juntos? Devo ou não me separar? [...] Em que escola matricular nosso filho? Aliás, ele vai ganhar carro aos 18 anos ou sairá à noite de carona [...]? É certo comprar aquela casa maior e contrair um financiamento a perder de vista? No trabalho, acontece a mesma coisa. Devo dar uma resposta dura àquela provocação feita pelo chefe? Peço ou não peço aumento? Posso ou não baixar os preços dos produtos que vendo de forma a aumentar a saída? Que tal largar tudo e abrir aquela pousada na praia? Psicólogos americanos que estudaram a vida de gerentes empregados em grandes companhias descobriram que eles chegam a tomar uma decisão a cada nove minutos. São mais de 10.000 decisões por ano – 10.000 possibilidades de acertar, ou de errar. Não há como fugir. Ou você decide, ou alguém decide em seu lugar. Veja. 14 jan. 04. *Adaptado: Reforma Ortográfica. Fragmento. 6. Qual é a tese defendida nesse texto?
Correct Answer
B. A vida moderna exige a tomada de decisões difíceis.
Explanation
The correct answer is "A vida moderna exige a tomada de decisões difíceis." This is the thesis of the text because the passage discusses how in today's complex world, people are constantly faced with the need to make difficult decisions in various aspects of their lives, such as personal relationships, parenting, and work. The text highlights the pressure and limited time that individuals have to make these decisions, emphasizing the importance of making appropriate choices for personal success and satisfaction.
7.
D8 - Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. O LEÃO E O RATO Diz que um leão enorme ia andando chateado, não muito rei dos animais, porque tinha acabado de brigar com a mulher e esta lhe dissera poucas e boas.Ainda com as palavras da mulher o aborrecendo, o leão subitamente se defrontou com um pequeno rato, o ratinho menor que ele já tinha visto.Pisou-lhe a cauda e, enquanto o rato forçava inutilmente para fugir, o leão gritou: “Miserável criatura, estúpida, ínfima, vil, torpe. Não conheço na criação nada mais insignificante e nojento. Vou lhe deixar com vida apenas para que você possa sofrer toda a humilhação do que lhe disse, você, desgraçado, inferior, mesquinho, rato!” E soltou-o.O rato correu o mais que pôde, mas, quando já estava a salvo, gritou pro leão: “Será que Vossa Excelência poderia escrever isso para mim? Vou me encontrar agora mesmo com uma lesma que eu conheço e quero repetir isso para ela com as mesmas palavras”. FERNANDES, Millôr. Fábulas Fabulosas. 7. O rato queria repetir as mesmas palavras para a:
Correct Answer
C. Foi humilhado pelo leão e descontava sua raiva na lesma, que era menor que ele.
Explanation
The answer "foi humilhado pelo leão e descontava sua raiva na lesma, que era menor que ele" is supported by the passage where the lion, after being insulted by his wife, takes out his frustration on the small rat by calling it names and allowing it to suffer. The rat, wanting to repeat the same words to the snail, demonstrates that it wants to take out its anger on someone else, just as the lion did to it. This shows that the rat was humiliated by the lion and wants to pass on that humiliation to the snail.
8.
D9 - Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. História em esmolas Quando aqui chegaram, os portugueses traziam bugigangas para oferecer aos índios. Desde então, a história do Brasil é uma história de esmolas dos poderosos para os humildes.Ao mesmo tempo em que matavam os índios, os colonizadores distribuíam esmolas para eles.A independência também foi uma esmola: no lugar de um presidente brasileiro, eleito por nosso povo, tivemos um imperador, filho do rei da metrópole.A libertação dos escravos foi incompleta como uma esmola: não distribuíram as terras, não colocaram seus filhos na escola. Deram-lhes uma esmola de liberdade.Nossa república foi proclamada, mas de um modo insuficiente, como uma esmola. Foi proclamada, não constituída. Para proclamá-la, bastou um marechal, em cima de um cavalo, com sua espada, em um dia de novembro no Rio de Janeiro, mas para construí-la são necessários milhões de professores, em dezenas de milhares de escolas espalhadas por todo o território, durante muitas décadas. BUARQUE, Cristovam. Os instrangeiros. Rio de Janeiro: Garamond, 2002. Fragmento. 8. O fragmento que contém a principal informação:
Correct Answer
B. A história do Brasil é uma história de esmolas dos poderosos para os humildes.”.
Explanation
The correct answer is "a história do Brasil é uma história de esmolas dos poderosos para os humildes.". This statement provides the main information about the history of Brazil being a history of the powerful giving alms to the humble. It highlights the theme of the text, which is the distribution of charity and unequal power dynamics in Brazilian history.
9.
D10 - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. Sinceridade de criança Era uma época de “vacas magras”. Morava só com meu filho, pagando aluguel, ganhava pouco e fui convidada para a festa de aniversário de uma grande amiga. O problema é que não tinha dinheiro messmoooooo.Fui a uma relojoaria à procura de uma pequena joia, ou bijuteria mesmo, algo assim, e pedi à balconista:– Queria ver alguma coisa bonita e barata para uma grande amiga!Ela me mostrou algumas peças realmente caras, que na época eu não podia pagar.Então eu pedi:– Posso ver o que você tem, assim... alguma coisa mais baratinha?E a moça me trouxe um pingente folheado a ouro... bonito e barato. Eu gostei e levei.Quando chegamos ao aniversário, (eu e meu filho) fomos cumprimentar minha amiga, que, ao abrir o presente, disse:– Nossa, muito obrigada!!!!! Que coisa linda!E meu filho, na sua inocência de criança bem pequena, sem saber bem o que significava a expressão “baratinha” completou:– E era a mais baratinha que tinha!!!. Disponível em: <http://recantodasletras.uol.com.br/infantil/610758>. 9. O enredo desse texto se desenvolve a partir:
Correct Answer
C. Do convite para o aniversário.
Explanation
The correct answer is "do convite para o aniversário." This is because the conflict in the story arises when the narrator, who is facing financial difficulties, receives an invitation to a friend's birthday party. The conflict is further developed when the narrator realizes that they cannot afford to buy an expensive gift for their friend. This conflict drives the narrative as the narrator searches for a more affordable gift and ultimately chooses a cheap pendant. Therefore, the development of the plot revolves around the invitation to the birthday party.
10.
D11 - Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto. Monumentos recentes Os homens passam, as ideias ficam. Para não deixar os homens passarem, a sociedade faz deles monumentos. São transformados em estátua, em placa e em nome de rua, os homens considerados importantes em seu tempo. O monumento é uma escolha da época.Muitas vezes, a sociedade escolhe os homens por causa das ideias, que, antes dos autores, já eram considerados grandes.A partir de 2003 foram erguidas em Belo Horizonte algumas estátuas que, por uma curiosa característica, chamam a atenção do povo: são do tamanho de pessoas vivas em situações absolutamente comuns. Uma passeia numa praça; outra descansa em um banco; duas outras conversam. Os novos habitantes de bronze das ruas olham os cidadãos nos olhos, de perto, sem barreiras físicas como pedestais ou cercas. Folder. Monumentos em Belo Horizonte. Museu histórico Abílio Barreto. Fragmento. 10. De acordo com esse texto, as novas estátuas de Belo Horizonte chamam atenção do povo porque:
Correct Answer
A. São do tamanho de pessoas vivas em situações comuns.
Explanation
The correct answer is "são do tamanho de pessoas vivas em situações comuns." This is supported by the statement in the text that the new statues in Belo Horizonte are the same size as real people and are depicted in everyday situations. This unique characteristic of the statues catches the attention of the people. The other options, such as being considered important men in their time or being erected only from 2003, are not mentioned or implied in the text.