A relevância da obra de José de Alencar no contexto romântico decorre, em grande parte, da idealização dos elementos considerados como genuinamente brasileiros, notadamente a natureza e o índio. Essa atitude impulsionou o nacionalismo nascente, por ser uma forma de reação política, social e literária contra Portugal.
Ao lado de O guarani e Ubirajara, Iracema representa um mito de fundação do Brasil. Nessas obras, a descrição da natureza brasileira possui inúmeras funções, com destaque para a "cor local", isto é, o elemento particular que o escritor imprimia à literatura, acreditando contribuir para a sua nacionalização.
Embora tendo sido escrito no período romântico, Iracema apresenta traços da ficção naturalista tanto na criação das personagens quanto na tematização dos problemas do país.
A leitura de Iracema revela a importância do índio na literatura romântica. Entretanto, sabe-se que a presença do índio não se restringiu a esse contexto literário, tendo desembocado inclusive no Modernismo, por intermédio de escritores como Mário de Andrade e Oswald de Andrade.
O contraponto poético da prosa indianista de Alencar é constituído pela lírica de Gonçalves Dias. Indiscutivelmente, em "O canto do guerreiro" e em "O canto do piaga", dentre outros poemas, o índio é apresentado de maneira idealizada, numa perpetuação da imagem heróica e sublime adequada aos ideais românticos.
Rate this question:
As cenas de amor carnal entre Iracema e Martim são de tal forma construídas que o leitor as percebe com vivacidade, porque tudo é narrado de forma explícita.
em Iracema temos o nascimento lendário do Ceará, a história de amor entre Iracema e Martim e as manifestações de ódio das tribos tabajara e potiguara.
Moacir é o filho nascido da união de Iracema e Martim. De maneira simbólica ele representa o homem brasileiro, fruto do índio e do branco.
A linguagem do romance Iracema é altamente poética, embora o texto esteja em prosa. Alencar consegue belos efeitos linguísticos ao abusar de imagens sobre imagens, comparações sobre comparações.
Rate this question:
Iracema é uma lenda criada por Alencar para explicar poeticamente as origens das raças indígenas da América.
As personagens Iracema, Martim e Moacir participam da luta fratricida entre os Tabajaras e os Pitiguaras.
O romance, elaborado com recursos de linguagem figurada, é considerado o exemplar mais perfeito da prosa poética na ficção romântica brasileira.
O nome da personagem-título é anagrama de América e essa relação caracteriza a obra como um romance histórico.
A palavra Iracema é o resultado da aglutinação de duas outras da língua guarani e significa “lábios de fel”.
Rate this question:
O relacionamento amoroso de Iracema e Martim, a índia e o branco, de cuja união nasceu Moacir, e que alegoriza o processo de conquista e colonização do Brasil.
As guerras entre as tribos tabajara e pitiguara pela conquista e preservação do território brasileiro contra o invasor estrangeiro.
O rapto de Iracema pelo branco português Martim como forma de enfraquecer os adversários e levar a um pacto entre o branco colonizador e o selvagem dono da terra.
A vingança de Martim, desbaratando o povo de Iracema, por ter sido flechado pela índia dos lábios de mel em plena floresta e ter-se tornado prisioneiro de sua tribo.
A morte de Iracema, após o nascimento de Moacir, e seu sepultamento junto a uma carnaúba, na fronde da qual canta ainda a jandaia.
Rate this question:
Retratado com objetividade, numa perspectiva rigorosa e científica.
Idealizado sobre o pano de fundo da natureza, da qual é o herói épico.
Pretexto episódico para descrição da natureza.
Visto com o desprezo do branco preconceituoso, que o considera inferior.
Representado como um primitivo feroz e de maus instintos.
Rate this question:
José Lins do Rego - Menino do Engenho.
José de Alencar - Iracema.
Graciliano Ramos - São Bernardo.
Aluísio Azevedo - O Mulato.
Graciliano Ramos - Vidas Secas.
Rate this question:
O relacionamento entre Martim e Iracema seria uma alegoria das relações entre metrópole e colônia.
Iracema é descrita de uma forma idealizante, comparada com elementos da natureza, característica própria do Romantismo.
O personagem Martim é lendário; nunca existiu, tratando-se, portanto, de uma figura fictícia.
Moacir, que em tupi quer dizer “filho da dor”, é levado por Martim para a Europa.
O romance é narrado em terceira pessoa, com narrador onisciente.
Rate this question:
Ficou tímida e quieta como a ave que pressente a borrasca no horizonte. = Iracema entrega-se a Martim.
Iracema preparou as tintas. O chefe, embebendo as ramas da pluma, traçou pelo corpo os riscos vermelhos e pretos, que ornavam a grande nação pitiguara. = O chefe pinta Martim, preparando-o para o combate com os tabajaras.
Iracema, sentindo que se lhe rompia o seio, buscou a margem do rio, onde crescia o coqueiro. = Iracema prepara-se para dar à luz a Moacir.
O guerreiro branco é hóspede de Araquém. A paz o trouxe aos campos de Ipu, a paz o guarda. Quem ofende o estrangeiro ofende o Pajé. = Iracema protege Martim da fúria de Irapuã.
Rumor suspeito quebra a doce harmonia da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra, sua vista perturba-se. = Martim aparece pela primeira vez a Iracema, que saía do banho.
Rate this question:
Antes do descobrimento do Brasil, no século 15.
Na época da colonização do Brasil, no século 17.
No século das grandes navegações de Portugal, século 16.
No período do romantismo da Literatura, século 18.
Rate this question:
Da arara-azul, porque são azuis
Da jandaia, porque são ruivos
Da graúna, porque são negros
Do papagaio, porque ela fala muito
Rate this question:
Quiz Review Timeline +
Our quizzes are rigorously reviewed, monitored and continuously updated by our expert board to maintain accuracy, relevance, and timeliness.
Wait!
Here's an interesting quiz for you.