A morte de Deus desvaloriza o mundo.
A morte de Deus gera necessariamente o super-homem.
A morte de Deus implica a perda das sanções sobrenaturais dos valores.
A morte de Deus exige o retorno a Apolo e a Dionísio.
A morte de Deus impossibilita a superação dos valores hoje aceitos.
Rate this question:
Apenas IV.
Apenas II e III.
Apenas II, III e IV.
Apenas I, II e IV.
Apenas I, III e IV.
Rate this question:
Para Nietzsche, o Iluminismo não libertou os homens de seus prejuízos, mas reforçou ainda mais seus mitos, como a crença na razão e no conhecimento científico.
O recurso metodológico proposto por Nietzsche é a teologia, isto é, movimento teórico que recorre à existência de Deus para denunciar a racionalidade.
Para Nietzsche, o conhecimento é fruto de um lento processo de acumulação e comprovação empírica,cuja finalidade é salvar os fenômenos.
Contra a moral dos aristocratas e nobres, Nietzsche defende os fracos, isto é, a moral dos escravos.
A “vontade de potência” é a afirmação do nacional-socialismo alemão, expresso na doutrina do superhomem e no antissemitismo nietzscheano.
Rate this question:
Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
Apenas a assertiva I está correta.
Todas as assertivas estão corretas.
Apenas a assertiva II está correta.
Rate this question:
Nietzsche produziu uma profunda crítica ao cristianismo, sobretudo na obra O anticristo, em que afirma que o único cristão morreu na cruz.
Nietzsche foi discípulo de Foucault, tomando para si, sem atribuir os devidos créditos, o método genealógico. Pode ser considerado um foucaultiano legítimo e teve como sua leitura predileta a obra Vigiar e punir, de Foucault.
Ao longo de sua obra, Nietzsche tece duras críticas à modernidade e ao cristianismo, entendendo o último como platonismo do povo e, sobretudo, atacando os sacerdotes enquanto inversores dos valores nobres.
Estudos aprofundados demonstram que na obra Vontade de Poder, atribuída a Nietzsche por diversos anos, constava uma série de afirmações introduzidas por intervenção de sua irmã, objetivando agradar ao partido nazista.
Na obra Para a Genealogia da Moral, dividida em três dissertações, encontra-se, como temática central, o questionamento sobre a origem dos valores morais – uma crítica ao utilitarismo inglês, além de outras, como ressentimento e ideais ascéticos.
A moral tradicional não é valida e tampouco deve ser seguida, pois aquilo que ela considera justo e bom é sempre relativo a um grupo que possui interesses. Nesse caso, não é possível compreendê-la como algo universal e que possa ser considerada por toda a humanidade.
Não existem valores imutáveis e universais. A moral estabelecida é fruto de uma construção histórica que procurou beneficiar um grupo de interessados, não existindo noções absolutas de bem e de mal.
As noções de bem e mal estabelecidas pela moral tradicional são produtos histórico-culturais, elaboradas pelo homem a partir de interesses humanos, mas que, as religiões impõem como se fossem produtos da “vontade de Deus”.
Seguir a moral tradicional é importante ao desenvolvimento humano, pois, segundo Nietzsche é por meio dela que o ser humano resgata as suas forças vitais, a sua dimensão dionisíaca e constrói o que ele chama de “moral de senhores”.
I, II, IV e V.
I, II, III e IV.
I, II e III.
I, II e V.
II e V
Rate this question:
Quiz Review Timeline (Updated): Mar 21, 2023 +
Our quizzes are rigorously reviewed, monitored and continuously updated by our expert board to maintain accuracy, relevance, and timeliness.
Wait!
Here's an interesting quiz for you.